terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O Fim do Smocci

Uma das maiores plataformas de publicação de mangá grátis chega ao fim.












Olá leitores, faz um bom tempo que não apareço por aqui, eu sei. Esse blog merecia ser mais atualizado mas infelizmente não tenho tido tempo para isso, se bem que agora eu vou tentar novamente voltar a repostar aqui, mas não no mesmo ritmo de antes, muito menos no mesmo formato, pois já vi que ele nunca dá certo.

O fim da Smocci foi um estrondo para muita gente (pelo menos para quem gosta de ler quadrinhos brasileiros). O Smocci era simplesmente um dos melhores sites para publicar sua história aqui no brasil, seja ela um mangá, livro ou novel. Por muito tempo foi meu amparo, já que eu curto muito mais ver histórias brasileiras, do que de outros países, por assim dizer o fim do site não afetou só os escritores e artistas mas também afetou bastante os leitores, que agora terão que migrar para outra plataforma.

Lembro como se fosse hoje, eu conheci o site ainda na época que se chamava "UpMangá", que tinha um formato qual particularmente eu curtia mais, e apesar de eu achar a mudança do formato muito radical, compreendi que de certa forma era necessária. A primeira obra que comecei a ler lá foi o mangá "Hariel Angels" que tinha uma história muito cativante, apesar de possuir muitos defeitos para uma obra profissional, já até comentei sobre em alguns posts espalhados pelo blog. O fato foi que ele que me prendeu a esse tão querido site, me fazendo conhecer outras obras magnificas e entender o potencial que os artistas brasileiros tem para criar suas próprias fantasias, a verdade é que a Smocci influenciou em muita coisa na minha vida como artista, escritor e leitor, eles me faziam sentir que eu era capaz de chegar a qualquer lugar, inventar qualquer história e impressionar qualquer um, e creio que muitos outros artistas sentiram essa mesma sensação.

Segundo fontes o motivo do site ter chegado ao fim, foi financeiro. O dono do site mantinha o mesmo sozinho a um bom tempo, e mais gastava dinheiro com a plataforma do que lucrava, esse e outros fatores acabaram levando o Smocci ao fim.

Digo para os donos do site que provavelmente estão muito tristes com a perda que não fiquem tão para baixo. Vocês fizeram o melhor de vocês e sabemos disso, a sensação não tem que ser de fracasso e sim de vitória, pois vocês deram tudo por um site que foi tudo para nois leitores e apreciadores de quadrinhos. Muito obrigado pela Smocci, adeus, e espero que algum dia ela volte.

11 comentários:

  1. Excelente análise. Conheci o Smocci no tempo de Upmangá tb, lá no ano de 2011...foi um verdadeiro divisor de águas na minha vida como Autora de Webcomics, já que eu nunca tinha visto um site do tipo para publicar nossas Hqs: Fácil de entender, interação entre Artistas e Leitores, muitas Hqs que provaram que vieram pra ficar (Tools Challenge e Utopian são a prova disso), enfim, muita coisa boa num lugar só, era o paraíso para Criadores Autônomos. Sim, o Smocci fará muita falta mas creio que futuramente ela possa renascer das cinzas, afinal somos Brasileiros e não desistimos nunca! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, agora em 2022, do nada me veio aquela saudades da Smocci/Upmanga, li muitas histórias interessantes lá, muitas pessoas com potencial e outras com muita vontade de ter potencial (que é tão importante quanto) do nada me veio aquelas lembranças, eu publiquei uma história chamada RAIZEN lá e chegou a atingir 2K visualizações e foi magnífico para mim, mudou minha visão sobre as obras de artes de modo geral, aprendi que a criatividade está enterrada em nós, em nossas mentes, onde se misturam nossos pensamentos com as possibilidades de acontecimentos.

      Excluir
  2. da um sentimento de abandono e solidão tinha ate historia nova pra postar mas foi um ótimo site fez seu trabalho mas como tudo no brasil remete muito trabalho e as vezes isso acaba consumindo demais e não sustenta mesmo sendo bom ja to me sentindo falta !

    ResponderExcluir
  3. Tem alguma outra plataforma pra ler mangás brasileiros assim como era no Smocci?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem dois sites internacionais, mas que tem bastante brasileiro.Tapas e Webtoon. Na opinião o Tapas tem uma comunidade brasileira mais formada. Mas o Webtoon tem mais usuários e é mais fácil das pessoas lerem sua história.

      Excluir
  4. perdi minha obra la,nao consegui salvar ela.... :( (saudades do site)

    ResponderExcluir
  5. Se querem sites parecidos brasileiros para publicarem Mangás, há o Zinnes e a HQs Brs. Prefiro o Zinnes, pois não há moderadores e é só enviar a história e ela já é publicada. Já a HQs Brs precisa enviar a história pra um e-mail e já faz meses que não recebo nenhuma resposta sobre a minha.

    ResponderExcluir
  6. Misteriosamente também reapareceu a Upmanga no Google no fim do ano passado, mas parece que é de outro dono, e como ninguém parece estar usando (0 postagens), também fico com receio de usar.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelas informações sobre Twitter

    ResponderExcluir
  8. De fato, agora em 2022, do nada me veio aquela saudades da Smocci/Upmanga, li muitas histórias interessantes lá, muitas pessoas com potencial e outras com muita vontade de ter potencial (que é tão importante quanto) do nada me veio aquelas lembranças, eu publiquei uma história chamada RAIZEN lá e chegou a atingir 2K visualizações e foi magnífico para mim, mudou minha visão sobre as obras de artes de modo geral, aprendi que a criatividade está enterrada em nós, em nossas mentes, onde se misturam nossos pensamentos com as possibilidades de acontecimentos.

    ResponderExcluir
  9. Lembrei recentemente de uma obra que eu li no Upmanga/Smocci (ainda nos tempos de Upmanga) que não lembro mais o título, mas queria muito achar novamente, ou saber se o autor produziu mais algo. Se não me engano o título era algo como Lendas/histórias de vera cruz, ou santa cruz, não sei. Existe um "lendas de vera cruz" postado atualmente no Zinnes que não é a obra que eu procuro. Lembro que era uma história da época do Brasil colonial, os protagonistas eram uma mulher chamada Alana, protegida por um Cavaleiro de armadura que não mostrava o rosto. A partir de certa altura, a Matinta-pereira em forma de mulher passava a ajudá-los também. Tinha 3 volumes à época, lembro também que o autor era cristão. Não sei se ainda existe em algum lugar da internet...

    ResponderExcluir

Evite falta de respeito, ofensas e xingamentos.

Pode comentar a vontade, seu comentário é muito importante, pois nos ajuda a crescer mais e mais.