terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O Fim do Smocci

Uma das maiores plataformas de publicação de mangá grátis chega ao fim.












Olá leitores, faz um bom tempo que não apareço por aqui, eu sei. Esse blog merecia ser mais atualizado mas infelizmente não tenho tido tempo para isso, se bem que agora eu vou tentar novamente voltar a repostar aqui, mas não no mesmo ritmo de antes, muito menos no mesmo formato, pois já vi que ele nunca dá certo.

O fim da Smocci foi um estrondo para muita gente (pelo menos para quem gosta de ler quadrinhos brasileiros). O Smocci era simplesmente um dos melhores sites para publicar sua história aqui no brasil, seja ela um mangá, livro ou novel. Por muito tempo foi meu amparo, já que eu curto muito mais ver histórias brasileiras, do que de outros países, por assim dizer o fim do site não afetou só os escritores e artistas mas também afetou bastante os leitores, que agora terão que migrar para outra plataforma.

Lembro como se fosse hoje, eu conheci o site ainda na época que se chamava "UpMangá", que tinha um formato qual particularmente eu curtia mais, e apesar de eu achar a mudança do formato muito radical, compreendi que de certa forma era necessária. A primeira obra que comecei a ler lá foi o mangá "Hariel Angels" que tinha uma história muito cativante, apesar de possuir muitos defeitos para uma obra profissional, já até comentei sobre em alguns posts espalhados pelo blog. O fato foi que ele que me prendeu a esse tão querido site, me fazendo conhecer outras obras magnificas e entender o potencial que os artistas brasileiros tem para criar suas próprias fantasias, a verdade é que a Smocci influenciou em muita coisa na minha vida como artista, escritor e leitor, eles me faziam sentir que eu era capaz de chegar a qualquer lugar, inventar qualquer história e impressionar qualquer um, e creio que muitos outros artistas sentiram essa mesma sensação.

Segundo fontes o motivo do site ter chegado ao fim, foi financeiro. O dono do site mantinha o mesmo sozinho a um bom tempo, e mais gastava dinheiro com a plataforma do que lucrava, esse e outros fatores acabaram levando o Smocci ao fim.

Digo para os donos do site que provavelmente estão muito tristes com a perda que não fiquem tão para baixo. Vocês fizeram o melhor de vocês e sabemos disso, a sensação não tem que ser de fracasso e sim de vitória, pois vocês deram tudo por um site que foi tudo para nois leitores e apreciadores de quadrinhos. Muito obrigado pela Smocci, adeus, e espero que algum dia ela volte.

2 comentários:

  1. Excelente análise. Conheci o Smocci no tempo de Upmangá tb, lá no ano de 2011...foi um verdadeiro divisor de águas na minha vida como Autora de Webcomics, já que eu nunca tinha visto um site do tipo para publicar nossas Hqs: Fácil de entender, interação entre Artistas e Leitores, muitas Hqs que provaram que vieram pra ficar (Tools Challenge e Utopian são a prova disso), enfim, muita coisa boa num lugar só, era o paraíso para Criadores Autônomos. Sim, o Smocci fará muita falta mas creio que futuramente ela possa renascer das cinzas, afinal somos Brasileiros e não desistimos nunca! ;)

    ResponderExcluir
  2. da um sentimento de abandono e solidão tinha ate historia nova pra postar mas foi um ótimo site fez seu trabalho mas como tudo no brasil remete muito trabalho e as vezes isso acaba consumindo demais e não sustenta mesmo sendo bom ja to me sentindo falta !

    ResponderExcluir

Evite falta de respeito, ofensas e xingamentos.

Pode comentar a vontade, seu comentário é muito importante, pois nos ajuda a crescer mais e mais.

Receba tudo pelo Email!