O Verdadeiro significado de ser um Otaku. Você sabe qual é? Será que você é? Veja o post, tire sua dúvida e deixe sua opinião.
Muitos de vocês que estão nesse blog se consideram Otakus, claro. E se você tá aqui com certeza você é. Mas você sabe o verdadeiro significado de ser um Otaku lá no Japão. Bom, nesse post você irá descobrir, e se você acha que já sabe e tá pensando em sair da postagem, pode crer, você não sabe.
Bem, estava no trabalho lendo um mangá e então um adolescente me perguntou professor você é Otaku? Fiquei meio sem jeito para falar com ele e respondi que sim para terminar a conversa e continuar lendo meu mangá, porem ao chegar em casa fiquei curioso pelo termo "Otaku" e fiz minhas pesquisas.
Hoje em dia uma pessoa que lê um mangá ou assiste a uma serie de anime já se chama de otaku, porem em termos gerais o que é um Otaku? No Japão, país de origem da palavra, se caracteriza como sendo um indivíduo que busca se isolar socialmente, dedicando-se exclusivamente e obsessivamente a um hobby ou atividade específica (como vídeo games, filmes, desenhos animados e etc). O otaku, quando atinge o ápice do seu comportamento, pode apresentar alguns sintomas de fobia social, tal podemos pegar exemplos de muitos japoneses preferirem ter namoradas virtuais a ter relacionamentos na vida real.
Uma pesquisa do ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar em 2010 afirma que 36% dos japoneses com idades entre 16 e 19 anos não têm interesse em sexo - o dobro do registrado no levantamento realizado dois anos antes. Então podemos dizer que: ser otaku no Japão não é uma coisa muito gratificante, porem a palavra otaku veio para o ocidente e o seu significado foi observado de uma outra forma onde para nós do ocidente ser otaku é ter um hobby, como ouvir música, ver anime, ler mangá e etc.
Porem se formos observar bem o significado da palavra uma pessoa que gosta de samba ou axé é um otaku? Bem olhando o significado da palavra sim! Essa pessoa que curte pagode ou axé é um otaku (não tenho nada contra pessoas deste gênero musical foi apenas exemplo).
Agora se você é uma pessoas que gostam da cultura japonesa e junto com ela sua culinária, anime, mangá e estilo de vida eu peço que pesquise mais sobre sua historia, ninguém pode ser considerado um otaku apenas por gostar de Naruto ou apenas One Piece, ser otaku vai além, não podemos ficar preso a um único gênero temos que expandir nosso leque para essa cultura tão linda. Aconselho a todos que vejam outros tipos de mangás ou animes, pois o anime para os japoneses é como se fosse a novela para o brasileiro e se uma pessoa se acha um otaku ela deve conhecer mais do que um anime ou mangá, pois eu não sou um chefe de cozinha apenas sabendo fazer um Lamen.
Dentro de nosso blog estamos disponibilizando resenhas e análise de animes de todos os gêneros, peço que dê uma olhada neles para poder ganhar o título de otaku e não ganhar um rótulo de uma sociedade que não sabe o que é ser um otaku.
De volta a pergunta do meu aluno .... Professor você é um otaku? Bem sou um otaku.
Veja também: Como os mangás podem lhe ajudar em um estudo!
___________________________________________________________________________
Por: Alessandro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Evite falta de respeito, ofensas e xingamentos.
Pode comentar a vontade, seu comentário é muito importante, pois nos ajuda a crescer mais e mais.