quarta-feira, 27 de maio de 2015

Como se tornar um mangaká no Brasil?


Muitos devem se perguntar se é possível se tornar um mangaká aqui no Brasil. Possível é! Mais tem vários obstáculos que você terá que enfrentar. Nesse post iremos falar sobre eles e ajudar-lo a supera-los.

Antes de começar o post falaremos o que é um mangaká, mangaká é um termo usado para definir quadrinistas ou artistas que desenham mangás, dentro ou fora do Japão.

Todos sabem que para se tornar um mangaká não é fácil, principalmente aqui no Brasil, aqui não temos muitas oportunidades e isso acaba tornando muito difícil a publicação de um trabalho, por mais que o trabalho seja ótimo a editora não aceita, há não ser que você passe em um concurso de mangás ou coisa do tipo. Separamos alguns dos motivos principais para você entender o que torna difícil a publicação de um mangá no Brasil.

 1  Investimento

O Investimento  das editoras Brasileiras é muito pouco, elas só pensam em lucrar, mangás brasileiros não vão dar muito lucro no mercado, mas se elas dessem uma chance há um mangá Brasileiro sem pensar em dinheiro, podia até ser que esse mangá ganhasse mais popularidade e desse mais lucro.

 2  Poucas Chances

Além do investimento, outra coisa que interfere é a falta de chances que o Brasileiro tem de divulgar seu trabalho. É certo que pode publicar na internet, sites, webcomics, revistas online, porém isso não vai dar nenhum lucro para você, você vai publicar seu mangá de graça, sem nenhum retorno e não terá muita popularidade.
O Brasil tinha que ter mais concursos para mangakás Brasileiros, dar mais chances, até feiras de mangás Brasileiros podiam criar, mais não criam, ficam sonhando com ter um trabalho publicado por uma editora, se você não buscar outras formas, vai ser difícil você se tornar um mangaká.
No Japão basta você levar o seu name (rascunho do seu mangá, com traços simples, somente para apresentar a história) há uma editora, se o editor que analisar seu name gostar da história ele coloca seu mangá em algum concurso ou coisa do tipo, daí basta seu mangá ser bom que você será publicado. Mais no Brasil não temos isso.

 3  A Internet

Um dos motivos que também deve intervi é a internet, aqui temos mangá como um passa tempo, é difícil você sair, ir até a biblioteca e comprar um mangá, mesmo sendo fã. No Japão não, lá é como se mangá fosse novela, eles compram toda semana seus mangás favoritos, aqui no Brasil há galera vai na internet e olha. As editoras devem levar isso em consideração, eles podem até publicar mangás brasileiros, porém poucos iriam comprar, essa é uma questão que tem haver também com o "Lucro". Eu sinceramente não sei como o mercado de vendas de mangás ainda não caiu aqui no Brasil. Acontece com os mangás aqui no Brasil, o mesmo que aconteceu com PS2.
___________________________________________________________________________

Você tem seu sonho e não queremos acabar com ele, mais você tem que entender tudo que o Brasil passa e faz com que os mangakás aqui tenham poucas chances. Mesmo assim boas histórias são publicadas e fazem sucesso, só que tem que ser publicada para ficar popular, e isso é praticamente uma missão impossível aqui no Brasil. Tem poucas formas de você virar mangaká por aqui, separamos as principais.

 1  Participe de um Concurso

Uma das formas mais fáceis de você ter seu trabalho publicado por aqui, é você passando em algum concurso de mangás. Holy Avenger é um mangá Brasileiro que ficou famoso assim, os autores do mangá ficaram em sexto lugar em um concurso internacional de mangás. Depois disso eles ficaram famosos nesse ramo, pelo menos entre os fãs de mangás.
Os Concursos aqui no Brasil são poucos, porém se você pesquisar você acha. Recomendamos que vocês participem do BMA - Brasil Mangá Awards. A Concorrência no BMA é grande, eu cheguei a ver mangás que não ficaram nem entre os 12 primeiros e mesmo assim eram ótimos, pelo menos eu gostei. O Caso é que se você passar no BMA você terá seu mangá publicado em uma das revistas da Editora JBC, sem falar em outras vantagens. Mesmo assim não desanime tem outros concursos além desse, basta você procurar e mesmo assim tenha em mente que se você ter uma boa história você vai ganhar.

 2 Divulgar Online

Divulgar Online é uma boa opção, mais antes quero informa-lo que será difícil você lucrar dessa forma, pois mesmo que seu mangá fique famoso na internet e ganhe muita fama, tenha em mente que a maioria das editoras não publicam trabalhos que já foram publicados em outro lugar, até porquê não faria sentido publicar algo que já foi visto por muitos. Porém se seu trabalho for bom, eles podem se interessar por você e você ficará conhecido, então se você criar outra obra boa, com certeza as editoras iram publicar, até porquê iram ver o sucesso do seu outro mangá e ficarão interessadas em seu trabalho.
Uma coisa que você não deve fazer ao divulgar online, é querer criar um site independente do seu mangá e publicar lá, publique em um site ou revista online boa, independente e que de preferencia tenha interesses além da publicação onilne. 
Os sites/Revistas online que recomendamos é EditoraNebulosaUPMangá e DPZINE.
Lembre-se divulgar online é uma ótima forma de ficar popular, mais será difícil ter lucros dessa forma.

Ficar famoso com os mangás aqui no Brasil é uma missão mais não podemos desistir.
Virar um mangaká famoso aqui no Brasil não é fácil, porém recomendamos que você tenha uma boa história, pois uma boa história um dia será reconhecida. O Traço bom é importante, mais se você não ter uma boa história seu traço pode ser o melhor, mais sua obra não será publicada. Foque-se mais na história, mais sempre tente desenvolver seu traço.
Um traço bom é muito importante, muitas editoras e editores podem descartar o seu mangá só pelo traço, caso ele seja ruim. Se seu traço não for bom e você reconhecer isso e não conseguir evolui-lo, recomendamos que você contrate algum desenhista, ou peça para alguém desenhar para você, pois o traço é muito importante em um mangá. Será um longo caminho, mais corra atrás de seu sonho que um dia você chegará lá!

"Não deixe que nada te desanime, pois eté um pé na bunda pode te empurrar para frente"

OBS: Esse é um post de entretenimento e reconhecimento, só queremos conscientiza-lo sobre os obstáculos que um mangaká brasileiros sofre.



25 comentários:

  1. Caso eu conseguisse alcançar o primeiro lugar no BMA,e eu fosse para a JBC,como seria?quanto eu ganharia?e algum brasileiro ja conseguiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ficar entre os 5 finalista do BMA você tem seu mangá publicado em uma das edições da revista Henshin. Quanto você ganha ou se você vai ganhar algum dinheiro não sabemos. E claro que brasileiros conseguiram, afinal o concurso é brasileiro.

      Excluir
    2. Voce conhece o criador de no game no life ele e o primeiro brasileiro a ter um anime

      Excluir
  2. Respostas
    1. BMA é um concurso nacional e todos os outros que existem que eu conheço também são nacionais, então não existe um que foque na região do RJ!

      Excluir
  3. Posso perguntar? E se caso eu fique entre os 5 finalistas do BMA, e a JBC vir atrás do meu mangá, existe possibilidades de editoras japonesas se interessar pelo meu mangá aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao kkk, editoras japonesas nao procuram mangas aqui e outra mesmo se procurasse o seu, vc deveria ser fluente no japones, ganhando o BMA, vc ganha ingresso para o concurso internacional de mangas no Japão, essa é sua unica chance, mas mesmo se conseguir ganhar o internacional ainda precisara ser fluente.

      Excluir
  4. .....obg.... sinceramente eu gostei do poste eu tenho 15 anos e já fiz 12 mangás....meu sonho é isso no começo pensei em desistir mas aí eu n tinha nada em mente pra fazer depois então me esforço mesmo sabendo q algo pode dar errado obg por me fazer acreditar que ainda é um começo para os futuros desenhista e eu espero que um dia eu consiga fazer as pessoas lerem minhas histórias!!!! E o seu poste foi bem útil mais uma vez obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gostaria de ler meu email e izaraquel123@gmail.com, também gosto da carreira, se tiver oportunidade e o que eu gostaria, tanto nos mangas, como nos livros, só apaixonada pela escrita tenho 18 anos e escrevo a sete anos, gostaria muito que lessem os meus também só pra ver se tá bom, vamos trocar mangas eu leio os seus e voce os meus

      Excluir
  5. .....obg.... sinceramente eu gostei do poste eu tenho 15 anos e já fiz 12 mangás....meu sonho é isso no começo pensei em desistir mas aí eu n tinha nada em mente pra fazer depois então me esforço mesmo sabendo q algo pode dar errado obg por me fazer acreditar que ainda é um começo para os futuros desenhista e eu espero que um dia eu consiga fazer as pessoas lerem minhas histórias!!!! E o seu poste foi bem útil mais uma vez obg

    ResponderExcluir
  6. Mas eu tenho uma pergunta , com quantos anos se pode participar do BMA ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa pergunta, não tenho certeza mas acredito que tem que ser maior de 16, mas aconselhamos que só participe quando tiver 18.

      Excluir
  7. Meu caso acho que é mais dificil kkkk eu sou "escritora" (amadora né) escrevo fanfics e originais. Meu sonho é ver uma história, que criei recentemente, virar mangá. Porém eu não desenho nada, nada mesmo. Queria muito achar um mangaka que tivesse disposto a entrar nessa loucura comigo e desenhar essa história, quem sabe não é ela fosse reconhecida kkkk Sonho demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem alguns grupos de mangakas no facebook, dê uma pesquisada neles, tente fazer parte e se sua história for realmente boa o que não faltará é desenhista para trabalhar nela.

      Excluir
    2. Existem alguns grupos de mangakas no facebook, dê uma pesquisada neles, tente fazer parte e se sua história for realmente boa o que não faltará é desenhista para trabalhar nela.

      Excluir
    3. olá! eu sou um bom desenhista e gostaria de trabalhar com vc!. vamos sonhar juntos ;)

      Excluir
  8. Sou desenhista de mangás, e sei que tudo que precisamos é de oportunidade e gosto pela profissão. Com isso temos tudo pra ser mangakás de verdade, mesmo não sendo japoneses. Não vou desistir!!

    ResponderExcluir
  9. O meu medo é eu me dedicar minha "vida inteira " no mangá e quando eu fôr para eu fazer o concurso eu não conseguir passar! (Têm como me ajudar??)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem confiança em sua obra, não tem porque não tentar! Tente achar alguns revisores para ver se sua história realmente vale a pena e se jogue nela.

      Excluir
  10. estou imteresado em me tornar um escritor de novel sabe onde comtrata online no brasil

    ResponderExcluir
  11. Ola , estou começando a me interessar nesse ramo agora, tenho 17 anos e tenho muitas dúvidas sobre a profissão, se você conhece algum meio que possa me ajudar a tirar minhas dúvidas me chame no WhatsApp por favor 31 985236988 muito obrigado!!!
    Obs:esta pagina me ajudou muito muito mesmo obrigado!!!

    ResponderExcluir
  12. eu sou um ótimo desenhista e escritor(amador mas bom) e procuro parceiria com alguem. quem tiver interesse me chame. facebook:Samuel Gonçalves/wtsp:92993427039/instagram:bakaa_san

    ResponderExcluir
  13. Supondo q eu ganhe o BMA e o internacional, eu precisaria morar no Japão, ou eu poderia continuar publicando meu mangá do Brasil mesmo?

    ResponderExcluir
  14. Estou aprendendo a desenhar. Comecei recentemente, mas não consigo criar um bom roteiro.

    ResponderExcluir
  15. Quando comecei a ler mangás, comecei a me interessar bastante nessa área, porém me decepcionei após ler alguns artigos sobre, enfim estava pensando em fazer mangás como um plano secundário, a dúvida que tenho é: Qual é a forma mais fácil de conseguir chamar a atenção de editoras?

    ResponderExcluir

Evite falta de respeito, ofensas e xingamentos.

Pode comentar a vontade, seu comentário é muito importante, pois nos ajuda a crescer mais e mais.