sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Zankyou No Terror | OB Recomenda!

 E que tal um terrorismo alternativo?

Zankyou no Terror, Terror in Tokyo ou Terror in Resonance, como você preferir. Se está a procura de uma história com terrorismo, mistério e ao mesmo tempo ação, Zankyou é super indicada por mim.

Zankyou no Terror

Gênero: Mistério, Suspense
Diretor: Shinichiro Watanabe
Estúdio: MAPPA
Nª de Episódios: 11

Sinopse: Em uma versão alternativa do presente, Tóquio foi sofre um ataque terrorista chocante, e a única sugestão para a identidade do culpado são estranhos vídeos carregados na internet. A polícia, desconcertada pistas enigmática, é impotente para impedir que a paranóia se espalhe pela população.



Opinião: 

O que mais me agrada em Zankyou sinceramente é a pegada exclusiva dele, que foge ao máximo dos clichês e exalta um tema pouco visto em outros animes, o terrorismo. Zankyou foi um dos poucos animes que me fez lembrar filmes e séries americanos, seu ar sério e a forma como o mistério é empregado se assemelha muito, o anime abusa de linhas de raciocínios e lógicas, faz com que o telespectador queira desvendar aquilo que está se passando no anime. Dificilmente obras que utilizam desta ferramenta de charadas se dão mal na indústria, pois o público ama isso, ter seu psicológico testado, trabalhado e Zankyou faz isso muito bem esse papel, de uma forma que o anime não se torna tedioso.

Outro ponto bastante importante presente na obra, principalmente no começo do anime, é a abordagem de aspectos do cotidiano das pessoas, como o bullyng que é exemplificado de uma forma bastante interessante no inicio do anime. De certa forma parece que o autor quer passar uma mensagem para os telespectadores, não uma lição propriamente dita mas ele expõe esses acontecimentos de forma que o telespectador note que é errado e no fim isso acaba se tornando uma mensagem, e eu particularmente amo isso.

Apesar de ser um suspense com terror, mistério e todo tipo de gênero para você jurar que a obra é sobrenatural, Zankyou consegue adaptar muito a ação em seu decorrer, o anime é bastante intenso mesmo tendo bastante mistérios. Todos esses gêneros são muito bem trabalhados de forma que um complementa o outro, e esse é um dos pontos que eu mais admiro nessa obra. Isso evidentemente é fruto da magnifica direção de Shinichiro Watanabe (Cowboy Bebop), ele conseguiu alinhar os aspectos do anime muito bem, apesar do anime ter um ar bem sério e uma história com uma temática pesada, Watanabe faz com que ele se desenrole de uma forma bem suave e agradável, conciliando muito bem os fatos e tornando-os de fácil entendimento. Porém para mim isso não é uma missão impossível, já vim outros diretores que conseguiram fazer o mesmo com excelência mas Watanabe dá um toque especial, e faz com que nenhum minuto dos episódios do anime sejam em vão.

Vale ressaltar que os personagens neste anime não evoluem, pelo menos não notei evolução neles, todos já tem ideias formadas e o anime foca-se mais neles colocando-as em prática. Porém são muito bem trabalhados, seus passados, segredos e personalidades são explorados de uma forma magnifica, trazendo uma importância a mais para com a história do anime e com o seu desenrolar.

Acho bem interessante a forma como o anime leva um dos personagens coadjuvantes da história, que acaba tomando um papel bem importante com o decorrer. A história acompanha o seu drama de vida, tomando isso como uma espécie de foco secundário no enredo, de novo achei bastante interessante, pois o anime não fica preso só em um seguimento. Muitos dizem que esse segundo foco é introdutório ao personagem, ou serve simplesmente para dar uma 'graça a mais' na personagem e fazer com que ela ganhe mais carisma, porém minha opinião é reversa. Mesmo assim vou para por aqui para não dar mais spoilers.

Considerações técnicas:

Como já falei o anime foi muito bem dirigido por Shinichiro Watanabe, sem dúvidas um dos melhores diretores desta indústria de anime, o cara conseguiu fazer com que eu, pouco apreciador do gênero mistério virasse fã de Zankyou. Logo ressalto também o belíssimo trabalho da Yoko Kanno, creio que ela provou que a trilha sonora com certeza é uma parte da vida de um anime, e faz com que tudo fique mais belo, sério, as músicas batiam certinho com cada cena do anime, principalmente as mais dramáticas e sérias. As músicas com as cenas se conciliaram tão bem que fez com que eu desse vários replays em certas cenas, apenas assistindo para entender do que estou falando.

Não entendo muito de animação, mas creio que o estúdio Mappa fez um belo trabalho, não conheço muitos animes produzidos por eles, então não posso dizer se a média deles foi boa em Zankyou, mas vale ressaltar que as cenas com explosões foram muito bem feitas, além de outros detalhes em cenas mais movimentadas.

No mais é um grande anime e super recomendo, se você gosta de mistério com ação envolvida com certeza você irá adorar, te prenderá mais e mais a cada episódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite falta de respeito, ofensas e xingamentos.

Pode comentar a vontade, seu comentário é muito importante, pois nos ajuda a crescer mais e mais.